Qual o impacto das novas tecnologias aplicadas ao mundo jurídico?
A velocidade exponencial com que a tecnologia avança impacta significativamente diversos setores da sociedade, e o mundo jurídico não é uma exceção.
A utilização de tecnologias no Direito tem trazido uma série de benefícios, como a redução de custos, maximização da eficiência e a melhoria na comunicação.
O advento da Inteligência Artificial, por exemplo, proporcionou a automatização de tarefas, simplificando processos burocráticos e repetitivos. Ferramentas de análise preditiva auxiliam na previsão de decisões judiciais, enquanto softwares de gerenciamento de processos otimizam o fluxo de trabalho, proporcionando eficiência e redução de custos.
Além da IA, a utilização de Big Data e Analytics trouxe uma nova dimensão para a análise jurídica. A capacidade de processar grandes volumes de dados rapidamente permite a identificação de padrões e tendências, contribuindo com a tomada de decisões.
Além disso, a tecnologia Blockchain também se destaca. Conhecida pela segurança fornecida por sua natureza descentralizada, ela ganha espaço de forma contínua no âmbito jurídico por proporcionar a realização de contratos inteligentes (Smart Contracts) e registros imutáveis dos conteúdos transacionados.
As Provas Digitais também se destacam em meio ao uso de tecnologia, isso porque, é inegável o aumento de vivência no meio digital, fazendo com que conflitos, transações e lesões de direitos também ocorrem nesse meio.
Dessa forma, as Provas Digitais se tornam cada vez mais frequentes como pontos fundamentais na propositura de demandas judiciais e até mesmo extrajudiciais, já que, por vezes, uma notificação extrajudicial, munida de conjunto probatório eficiente, é suficiente para findar a discussão antes mesmo de o Judiciário ser acionado.
As provas são elementos essenciais para a resolução de conflitos, e a tecnologia está transformando a forma como são coletadas, produzidas e apresentadas.
No passado, as provas eram predominantemente documentais, ou seja, eram baseadas em documentos físicos, como contratos, escrituras e certidões. No entanto, com o avanço da tecnologia, as Provas Digitais estão se tornando cada vez mais comuns.
Elas apresentam uma série de benefícios. No entanto, também apresentam alguns desafios. Em razão da sua fragilidade, podem ser facilmente manipuladas, corrompidas e até mesmo excluídas e, por isso, é extremamente importante saber como coletar e apresentar esses conteúdos de forma a garantir sua validade jurídica.
A DataCertify é uma das ferramentas que permite preservar, registrar e armazenar conteúdos digitais com segurança, praticidade e validade jurídica. A preservação poderá ser realizada do próprio escritório, de forma muito prática e acessível.
Ao estar atento às mudanças no mundo tecnológico, o profissional jurídico garante uma atuação eficaz, atualizada e segura. Acompanhe a tecnologia, utilize ferramentas capazes de otimizar seu trabalho e torná-lo ainda mais seguro e não deixe que a inovação seja um obstáculo para sua profissão.