Você já se perguntou qual a importância da utilização adequada das provas digitais para o seu processo?
Na era digital, onde a informação flui incessantemente, a correta utilização dos conteúdos assume condição fundamental para assegurar a efetividade processual.
Sabe-se que, em regra, o ônus probatório é de quem alega, ou seja, de quem propõe a demanda. Seguindo por essa lógica, a construção sólida da base probatória desde o início do processo confere maior segurança às partes.
Quando o assunto consiste em conteúdos digitais, a preservação da integridade dessa base assume uma dimensão ainda mais crítica, evitando perdas irreparáveis ao longo do tempo.
A fragilidade dos conteúdos digitais, os quais são facilmente manipulados, exige uma abordagem cautelosa. A preservação adequada, além de atender ao ônus probatório, resguarda as evidências contra possíveis questionamentos futuros.
Para a prova digital ser utilizada com segurança, é imprescindível atribuir valor probatório aos documentos eletrônicos (DIDIER JR, F., BRAGA, P. S., OLIVEIRA, R. A., 2013), observando-se a autenticidade, integridade e a cadeia de custódia.
A fragilidade inerente aos conteúdos digitais demanda atenção redobrada, exigindo a adoção de ferramentas e práticas que garantam a validade e a segurança das provas apresentadas. Nesse sentido, a utilização de tecnologias de certificação digital, Blockchain e métodos forenses torna-se imprescindível para conferir robustez aos elementos probatórios digitais.
A preservação por meio de ferramentas que utilizam a Blockchain, por exemplo, permite atestar a autenticidade e a integridade de documentos eletrônicos, conferindo-lhes validade jurídica.
A tecnologia Blockchain, conhecida por sua imutabilidade e descentralização, pode ser empregada para registrar transações e documentos de forma irrefutável.
Verifica-se, portanto, que a tecnologia, aliada à maneiras seguras de preservação, não apenas fortalecem a credibilidade das provas, mas também proporciona maior segurança jurídica aos envolvidos no processo em relação ao que está sendo alegado.
Esse cenário comprova a importância de os profissionais do direito, em especial, estarem atualizados quanto às inovações tecnológicas e às melhores práticas para a coleta, preservação e registro de provas digitais. O constante aprimoramento técnico e a compreensão das peculiaridades do meio digital são essenciais para garantir a admissibilidade e eficácia das provas no âmbito judicial.
A DataCertify pode te auxiliar, já que possui mecanismos seguros para que você colete, registre e preserve qualquer situação que tenha ocorrido na internet.
Por meio do Desktop DataCertify, é possível capturar, preservar e registrar as informações existentes no meio digital, conferindo-lhe os requisitos exigidos pela jurisprudência e, portanto, validade jurídica.